O cineasta alemão Wim Wenders, um dos maiores cineastas contemporâneos, diretor dos belíssimos Asas do Desejo e Buena Vista Social Club ao ser sabatinado pelos jornalistas na Folha de São Paulo na última sexta-feira revelou que se tivesse que escolher uma cidade brasileira para fazer um filme escolheria Brasília. Disse que desde criança era fascinado por Oscar Niemeyer e pela idéia da construção de uma cidade completamente nova no meio da selva (assim ele foi informado sobre a criação de Brasília na Alemanha). Confessou ainda que tinha fotos dos monumentos de Niemeyer em seu quarto e que quando visitou Brasília esses dias somente confirmou sua fascinação por Niemeyer e pela cidade deste arquiteto. Wim Wenders não sabe que história contaria sobre Brasília, mas sugeriu que caso fosse mesmo fazer um filme passaria um tempo na cidade para ouvir da própria capital qual história ela gostaria de contar sobre si mesma.
Achei fantástica essa declaração dele porque numa das várias vezes que assisti Asas do Desejo imaginei os anjos do filme pousados no alto do edifício do Congresso Nacional filosofando sobre seus ocupantes. Agora entendo o porquê.
Evidentemente a Folha de São Paulo não publicou nada disso que o cineasta informou limitando-se a mencionar a parte da história em que ele equivocadamente situava Brasília no meio da selva, sendo que isso não é nada relevante no contexto em que ele falou. Procurei no Correio Braziliense alguma citação a respeito e nada de nada, pois esse jornal é daqueles que se torcer sai sangue.
Wenders mencionou ainda que para ele Brasília é um exemplo para o mundo e que contrariamente às paisagens hollywoodianas, tão repetitivas, a cidade construída no planalto central brasileiro representa uma folha de papel em branco para fazer um filme, possibilitando assim novos horizontes criativos. Que pena que muita gente no Brasil tenha um olhar exatamente ao contrário do dele.
O governo ou os empresários de Brasília deveriam procurar Wim Wenders e propor a ele que filmasse na cidade como parte da comemoração dos 50 anos em 2010. Seria uma boa mensagem de Brasília para o mundo! E estou certo de que ele toparia apesar da inveja de paulistas e cariocas.
O vídeo completo desta parte da sabatina da Folha a que me refiro está aqui:
http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2008/08/22/04023172D4910326.jhtm?sabatina-da-folha-wim-wenders-e-o-brasil-04023172D4910326
sábado, 23 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Removi o comentário número 1 porque era o link do vídeo da sabatina com Wim Wenders que depois resolvi incluir no próprio texto ao final.
Pra gente ver como são as coisas enquanto ele encherga um mundo em Brasília o resto do Brasil acha que aqui só serve para ser ninho de gente corrupta...enfim =]
Gostei do blog ^-^
Postar um comentário