Luz para Brasília e para o Mundo

Luz para Brasília e para o Mundo
Um brasileiro plantando luzes no gramado do Congresso Nacional

Seguidores

domingo, 26 de julho de 2009

A ascensão social do Thanatos brasileiro

Na sua teoria das pulsões Sigmund Freud descreveu duas forças antagônicas: Eros, uma pulsão sexual com tendência à preservação da vida, e a pulsão de morte, Thanatos, que levaria à segregação de tudo o que é vivo, à destruição. Ambas as pulsões não agem de forma isolada, estão sempre trabalhando em conjunto (fonte: wikipedia).

O Eros social brasileiro, alegre, tropical, colorido, festivo, generoso, bem-humorado, criativo, malandro, e obviamente sexual tem cedido cada vez mais espaço para Thanatos. É inevitável começar evidenciando isso pelo terror instalado em instituições demagógicas como o Senado da República (atolado até os dentes pelo fisiologismo e pela corrupção), pela geléia geral promovida pelo presidente Lula (aliado de Sarney, Fernando Collor, Renan Calheiros e quem mais couber em seu balaio de gatunos) e pela apatia da sociedade brasileira, incapaz de reagir à altura a tanta desordem e atraso. Até mesmo o sangue jovem da UNE parece ter sido intoxicado pelo elixir do "me engana que eu gosto". Em congresso nacional da UNE realizado recentemente em Brasília, os estudantes desfilaram em protesto contra a instalação da CPI da Petrobrás. Desde que sou gente nunca vi tanta cegueira e conformismo.

Mas, infelizmente, Thanatos não cresce só no espectro político, isso é só a ponta do iceberg. Mais embaixo do iceberg, um júri popular de Brasília absolveu um homem acusado, com todas as provas, de ter matado a sua mulher. Segundo comentário e boa sacação de um leitor do site do Correio Braziliense, do dia 24 de julho, sobre essa notícia: Os membros do júri absolveram o assassino movidos pelo fato inconsciente de que um dia poderiam estar no banco dos réus e no fundo desejariam também a impunidade. Muita loucura, não? Não, em 2005 a sociedade brasileira decidiu em plebiscito permitir que Deus e o mundo possam continuar comprando e usando armas o que tornaria o país logo depois um dos países mais violentos do mundo, com número recorde de homicídios. Obra-prima de Thanatos.

Outro crime nacional é de natureza ambiental. Em reportagem da revista Veja dessa semana denuncia-se em detalhe o estado de calamidade sanitária das praias urbanas da cidade do Rio de Janeiro infestadas por todo tipo de resíduos nocivos à saúde gerando coliformes fecais e etc., resultado da falta de esgoto e planejamento urbano. Se fosse só no Rio ainda se poderia dar um jeito, mas o problema atinge TODAS as praias urbanas brasileiras já que nenhuma delas é considerada limpa pela ONG Bandeira Azul que monitora o estado de limpeza das praias em todo o mundo. Eu já decidi que não me banho em nenhuma praia de capital, vou pro interior. Imaginemos o prejuízo que isso vai trazer para o turismo no litoral brasileiro.

Mas, Caminho das Índias e A fazenda continuam com ótima audiência e a popularidade do presidente Lula também vai muito bem, obrigado/a. Deus é brasileiro! Será?

Francisco Tomé de Castro.

Nenhum comentário: