Leio estupetafo na imprensa brasileira caso de menina de 9 anos estuprada pelo padrasto no interior de Pernambuco, que ficou grávida de gêmeos e abortou conforme a lei, sendo que sua mãe e os médicos que praticaram o aborto foram excomungados pela igreja católica.
A crueldade, a desumanidade e o atentado ao Estado laico e de direito que tal atitude da igreja representa não perde em gênero, número e grau para o fundamentalismo islâmico que mata a pedradas mulheres adúlteras ou mata inocentes com bombas carregadas por suicidas. No Brasil existe fundamentalismo católico!
É o mesmo fundamentalismo que mina a educação sexual desta nação à deriva no mar dos direitos humanos, do progresso social e do simples bom senso onde milhares de adolescentes ficam grávidas "por sua própria culpa" comprometendo assim o seu futuro, o futuro dos seus filhos e até o do próprio país. Se o Brasil fosse um país moderno, laico e civilizado o aborto inclusive quando não fosse causado por estupro ou representasse ameaça à vida da mãe já seria legal e visto como questão de saúde pública há muito tempo ou pelo menos desde que voltamos à democracia em 1989. São 2o anos de atraso absoluto! O episódio da excomunhão em Pernambuco representa um atraso de séculos, voltamos milagrosamente à Inquisição, antes mesmo do "descobrimento de 1500". Que loucura, não?
Mas a vida continua como se nada tivesse acontecido. Alguns até defendem cegamente os dogmas da igreja incluindo este caso de excomunhão. Políticos, empresários e outras pessoas corruptas continuam indo à igreja, seja para se confessar e comungar, casar ou batizar os seus filhos, sendo perdoados pelos seus pecados normalmente... A violência fora e até dentro das igrejas (há vários casos de roubos ultimamente) também não importa, acontece em qualquer lugar do mundo (uma grande mentira que todo mundo repete no Brasil!) e é um mal dos tempos atuais (Meu Deus!).
A distorção moral, ética, humanista, política, social e eu diria que até religiosa e espiritual da excomunhão da mãe desta criança revela toda a hipocrisia e decadência de certas instituiçoes seculares do Brasil assim como a necessidade urgente de transformar e modernizar a prática e o pensamento das mesmas a fim de levar o país a ser o Brasil do presente e não mais eternamente o Brasil do futuro ou do faz-de-conta.
A imprensa internacional evidentemente noticiou a barbaridade cometida pela arquediocese de Pernambuco, o que contribui para a imagem arcaica do nosso país já terrivelmente associado à violência, corrupção, privilégios para poucos, desigualdade, mulher fácil, etc.
Esse episodio foi muito grave e deveria representar um alerta e até mesmo provocar alguma reação como escrever em protesto à arquediocese: arcebispo@arquidioceseolindarecife.org.br ou até mesmo renunciar ao catolicismo, o que eu já fiz há bastante tempo.
Saudações da Amsterdã laica e profana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário